Neste artigo falaremos sobre o CRM e como o mesmo pode auxiliar sua empresa no processo de vendas. No entanto, você sabe o que é o CRM? A sigla significa Customer Relationship Management, e em livre tradução CRM significa gestão de relacionamento com o cliente, e sendo assim, pode-se dizer que representa processos, sistemas e estratégias de negócios que tem como foco administrar a relação com os clientes de forma a satisfaze-los e idealiza-los, onde assim ajudará a reduzir custos e aumentar o lucro da organização. Além disso, o CRM também tem como objetivo a busca por novos clientes, onde faz isso prevendo e antecipando vontades de clientes em potencial.
Agora que já entendemos o que é um sistema CRM, vamos lhe explicar como o mesmo funciona. No entanto, é necessário explicar de antemão que o sistema CRM é muito mais que uma ferramenta para organização de informações de clientes, por exemplo. Esse software permite muitas outras atividades e vamos lhe mostrar a seguir.
Automação de processos
Como qualquer outro sistema de gestão, o CRM é capaz de automatizar vários serviços de uma empresa, e exemplos disso são geração de listas de ligação para setor de atendimento, direcionamento de clientes para área responsável da empresa, envios de e-mails automáticos, e etc.
Criar Relatórios
O sistema CRM conta com a função de criação de relatórios, onde os gestores deixam de perder tempo com planilhas ou documentos físicos e passam a ter acesso as suas informações com poucos cliques.
Após explicarmos conceitualmente o CRM e algumas de suas funções, vamos buscar entender como esse tipo de sistema pode lhe auxiliar no processo de vendas…
Informações em um só lugar
Uma das maiores vantagens que o sistema CRM oferece as pessoas que o utilizam, é a forma como o mesmo organiza as informações. Através de um CRM é possível centralizar os dados de uma empresa e seus clientes em um único lugar, o que traz benefícios para as equipes de vendas e marketing, por exemplo. Esse tipo de organização, faz com que a empresa esteja sempre pronta para se fazer presente perante o cliente, onde possa atende-lo e tratá-lo como único, fator esse que faz com que as relações entre empresas e clientes se fortaleçam cada vez mais.
Vendas Otimizadas
O sistema CRM é responsável também por otimizar todo o processo de vendas, desde o seu início até a geração de nota fiscal, de forma que nada fuja do esperado e traga problemas para o negócio.
Auxilio na Tomada de Decisão
O CRM auxilia no processo de tomada de decisão já que uma vez que o gestor busque por informações, obterá as mesmas em tempo real. Dados são de extrema importância dentro de organizações, e quando acessados de forma rápida, podem ser uteis para tomadas de decisões estratégicas baseadas em dados concretos e não em situações hipotéticas.
Foco no Relacionamento
Os sistemas CRM têm como ideia principal a de que as vendas são consequências de um bom relacionamento com os possíveis clientes de uma empresa. Para eles, quanto mais próxima a empresa estiver de seus potenciais cientes, mais chance a mesma terá de torna-los clientes reais e assim poder fidelizar os mesmos.
Sendo assim, não há dúvidas que hoje o CRM é um importante aliado as empresas na hora de otimizar suas vendas. Se você, gestor, se interessou pelo assunto, entre em contato com a D.M.I Tecnologia e Serviços e venha conhecer nosso ERP com um sistema CRM integrado.